Av. Jerônimo de Ornelas, 115/201 agencia@fonzie.com.br

5 dicas

5 dicas

6 de outubro de 2022 admin Comments Off

5 dicas de treinos complementares para aumentar sua velocidade e resistência para corrida

Treinos de força e exercícios aeróbicos, também chamados de treinos complementares, são excelentes aliados para corredores que desejam aumentar sua resistência física.

A boa notícia é que existem vários tipos de exercícios que podem se encaixar nessas categorias e te auxiliar na melhora do seu desempenho nas corridas. Ou seja, basta escolher a atividade com a qual você mais se identifica e começar a praticar!

Pensando nisso, para te ajudar escolher um ou mais treinos complementares, selecionamos algumas sugestões muito interessantes para serem inseridas na sua rotina de treinos junto com a corrida. Confira nossas dicas abaixo:

Subir e descer escadas
Além de ser um exercício bem simples, subir e descer escadas é barato e acessível. Afinal, basta ter uma escada disponível, no seu prédio ou em algum espaço público para começar a treinar.

Outra vantagem desse tipo de exercício é que ele promove o fortalecimento da musculatura dos seus membros inferiores e do abdômen.

Além disso, ele te ajuda a melhorar seu desempenho cardiorrespiratório, seu o equilíbrio e sua resistência física. Por isso, a prática regular desse tipo de exercício melhora seu condicionamento físico de forma geral e, consequentemente, reduz o esforço exigido durante a corrida.

Ciclismo
A prática é antiga, mas o ciclismo ganhou muito mais força nos últimos tempos. Além de ser uma atividade simples, prazerosa e que pode ser realizada em grupo, o ciclismo ainda é um exercício ao ar livre que faz muito bem à sua saúde mental.

A melhor parte é que essa modalidade de exercício possui baixo impacto. Mesmo assim, ela é uma excelente opção de treino complementar porque trabalha seu sistema cardiorrespiratório e ainda fortalece os músculos inferiores, intercostais e do abdômen.

No entanto, caso você não queira ou não tenha tempo para percorrer longas distâncias, incluir o treino com bicicleta na sua rotina de atividades físicas também vai te fazer muito bem.

Dança
Se você procura um treino aeróbico divertido e que ainda vai te ajudar a aumentar sua resistência para corrida, então você pode apostar na dança.

Além de trabalhar seu sistema cardiorrespiratório, dançar é uma ótima forma para melhorar sua coordenação motora, equilíbrio e até a memória, entre outros benefícios.

Outro ponto positivo dessa modalidade de treino é que se você não quiser ou não puder fazer aulas de dança em academias, pode encontrar treinos completos e orientados por profissionais disponíveis no Youtube.

Natação
Quem procura um treino complementar bem completo também pode investir na natação. Além de ser um ótimo exercício para relaxar e aliviar o estresse, a natação trabalha a maior parte da musculatura corporal.

Outra vantagem desse exercício é que ele aumenta a flexibilidade muscular, fortalece articulações e ligamentos, te ajuda a emagrecer e ainda melhora seu desempenho aeróbico.

Afinal, a natação exige muito da sua capacidade respiratória, que tende a melhorar à medida que você evolui no esporte.

Vale lembrar que esse esporte é um exercício de baixo impacto, já que a água amortece os movimentos. Por isso, a natação também é muito indicada para idosos e pessoas que estão se recuperando de lesões ou que tenham passado por alguma cirurgia.

Musculação
Para finalizar, é claro que a musculação não poderia ficar de fora da nossa lista de sugestões. A sequência de exercícios desse tipo de treino varia de acordo com o grupo muscular que você deseja trabalhar e com os resultados que você pretende atingir.

Por isso, geralmente os profissionais de educação física criam treinos específicos para cada pessoa. Esse treino é composto por diferentes séries de exercícios e repetições, cuja intensidade pode aumentar à medida que você se exercita.

Seja qual for sua sequência de exercícios, o importante é saber que a musculação é um ótimo exercício para fortalecer seus membros inferiores e músculos intercostais e abdominais. Portanto, ele é um excelente aliado na sua rotina de treinos para corrida.

Conclusão
Para aumentar sua velocidade e resistência na corrida é necessário mudar algumas práticas antes, durante e depois da realização desse exercício. E isso inclui até mesmo melhorar sua alimentação, se manter hidratado e ter uma boa noite de sono.

Além disso, praticar a respiração abdominal e aumentar seu ritmo e velocidade de acordo com a sua capacidade, descansar e respeitar seus limites também é fundamental para evitar o desenvolvimento de lesões e aumentar sua resistência de forma mais saudável.

No entanto, para aumentar sua resistência ainda mais rápido, é fundamental alternar seus treinos de corrida com exercícios complementares, como natação, dança e musculação.

Seguindo essas dicas simples e mantendo uma rotina regular de exercícios, você não só vai aumentar sua velocidade e resistência para correr, como também vai aproveitar todos os efeitos positivos que essa atividade física pode te proporcionar.

Fale conosco!
Como posso te ajudar?
Por favor, informe seu nome e sua questão que logo responderemos.

Obrigado.

Atenciosamente,
Fonzie Agência Virtual.